Notícias

  • Jun

    19

    2018

Especialistas indicam aplicativos básicos para facilitar a rotina do empreendedor

Aplicativos para empreendedores auxiliam na gestão da empresa. Foto: Pixabay

Do microempreendedor individual ao médio empresário, o dia a dia do gestor de uma empresa exige organização e planejamento para cumprir todas as tarefas necessárias. A tecnologia pode ser uma forte aliada neste processo, com diversas opções de aplicativos para celular e programas mais complexos, ideiais para o computador e que se adequam aos diferentes tipos de negócios. De acordo com o professor da Escola Superior de Empreendedorismo do Sebrae-SP, Jaercio Barbosa, o primeiro passo é buscar um aplicativo que ajude o empreendedor a resolver a principal dificuldade da empresa. “Com tantas opções, se você tentar solucionar todos os problemas de uma só vez, provavelmente não resolverá nenhum. Por isso, foco é fundamental”, diz Barbosa.

Com o problema detectado, o próximo passo, segundo o professor, é priorizar aplicativos que já possuem alto volume de usuários, além de comentários e avaliações positivas. “Caso o empresário não tenha indicação direta de alguém que confie, uma das melhores alternativas para começar a usar é ler os comentários e avaliações dos próprios usuários”, afirma. Aplicativos multiplataforma também são indicados por Barbosa. “Poder usá-lo em vários dispositivos facilita muito a vida do empreendedor e ajuda a dar segurança, pois as informações estarão com ele no momento em que precisar. Assim, é importante verificar se o aplicativo tem uma versão mobile e para o computador”, completa.

 

Planejamento e organização

“Acredito que as opções de agendas compartilhadas são muito importantes, desde o Outlook até o Mail da Apple. O empreendedor consegue não só verificar seus e-mails no computador ou no smartphone como também pode compartilhar a agenda com outras pessoas, otimizando o tempo. Além disso, gosto muito de programas de tarefa. O Trello é um bom exemplo. Por meio dele, é possível envolver várias pessoas nos projetos e fazer com que elas acompanhem o desenvolvimento de cada uma das etapas.”

Alessandra Andrade, coordenadora do Centro de Empreendedorismo da FAAP.

"O MindMeister é um aplicativo de mapeamento mental e de visualização de dados. Ele é ótimo, pois faz infográficos e ajuda no planejamento, além de ser fácil de mexer. Para a gestão de projetos, é bem interessante."

Bruno Portela, professor associado de Marketing da Fundação Dom Cabral.

 

Finanças

“O empreendedor precisa de um sistema financeiro que consiga integrar todas as frentes do negócio. O Via Indicadores tem uma opção que é muito acessível e voltado para lojas pequenas e franqueados. Inclusive o empreendedor que está por trás desse sistema é o Lito Rodriguez, fundador da rede de lava-jato DryWash.”

Alessandra Andrade, coordenadora do Centro de Empreendedorismo da FAAP.

"O Conta Certa é integrado com os bancos. Ele é ótimo para o gerenciamento de múltiplas contas bancárias, planejamento financeiro e pagamentos."

Bruno Portela, professor associado de Marketing da Fundação Dom Cabral.

 

Vendas

“Tanto o Instagram quanto o Facebook possuem ferramentas próprias para ajudar a construir lojas. Isso facilita para que o empreendedor coloque produtos no mercado e inicie as vendas."

Alessandra Andrade, coordenadora do Centro de Empreendedorismo da FAAP.

 

Comunicação interna

“Guardar documentos na nuvem é muito importante. Usuários da Microsoft podem usar o OneNote, adquirido por meio de assinatura.  Com o iCloud, da Apple, é a mesma coisa. Pode-se compartilhar tudo no celular e no computador.

Para telefonia, algumas tecnologias permitem o uso da linha voip. Ela pode funcionar como um telefone convencional e ter ramais, fazendo com que o empresário consiga programar esses ramais no celular e no computador. Isso facilita para transferir ligações e falar com as pessoas da equipe. Eu, por exemplo, uso um aplicativo chamado Zoiper.

Sobre transferência de arquivos, tanto o Google Cloud quanto o WeTransfer são interessantes para enviar documentos, especialmente os mais pesados, como imagens de alta resolução e vídeos.”

Alessandra Andrade, coordenadora do Centro de Empreendedorismo da FAAP.

"O Google Drive é muito completo e fácil de gerenciar para guardar os arquivos na nuvem. Na realidade, todas as ferramentas do Google são muito fáceis e acessíveis, como o Google Docs - quando pessoas selecionadas podem editar o mesmo documento ao mesmo tempo - e o Google Forms, que cria formulários."

"O Agendo é um aplicativo muito bom para gerenciamento de contatos. Ele utiliza a agenda telefônica e integra com os contatos de e-mail."

Bruno Portela, professor associado de Marketing da Fundação Dom Cabral.

Via Estadão PME