SETORES DE BELEZA E CUIDADOS ESTÉTICOS SE DESTACAM ENTRE ABERTURA DE EMPRESAS EM TRÊS LAGOAS
O município de Três Lagoas registrou um avanço na abertura de empresas no setor de beleza e cuidados pessoais nos últimos dois anos. Além disso, há uma ramificação destas atividades, com a maior parte dos negócios abertos em bairros da cidade, além de uma predominância das MEIs nestes segmentos.
De acordo com as informações da Plataforma Observatório Econômico da Associação Comercial e Industrial de Três Lagoas (ACITL), o setor de Cabeleireiros, Manicure e Pedicure registrou a abertura de 253 novos negócios nos anos de 2023 e 2024, liderando as aberturas de empresas na cidade em relação aos demais segmentos, chegando 4,59% dos negócios abertos em Três Lagoas nos dois últimos anos.
Somente no ano passado, foram 145 novos negócios, também liderando entre todos os segmentos de abertura de empresas na cidade, representando 4,87% das empresas abertas entre janeiro e dezembro.
Com isso, este setor já chega ao segundo lugar no número de CNPJs em funcionamento na cidade, com 1.386 no total, ficando apenas atrás do Comércio Varejista de artigos de Vestuário e Acessórios.
Já no setor de Atividades de Estética e outros serviços de cuidados com a beleza, foram abertas 93 empresas no período compreendido pelos dois anos (2023 e 2024), correspondendo a 1,69% do total de empreendimentos que iniciaram seu funcionamento no período.
Em 2024, foram 48 empresas abertas, 1,61% do total de aberturas do ano. São 481 empresas do tipo funcionando na cidade atualmente.
Maior parte nos bairros
Levando em consideração as aberturas de empreendimentos nestes segmentos em 2024, a maior parte dos novos negócios está presente em bairros da cidade, demonstrando que a descentralização destes ramos de atividade tem sido um caminho apontado pelas estatísticas.
Dentre os 145 negócios abertos no ramo de Cabeleireiros, Manicure e Pedicure, 119 foram abertos nos bairros, contra apenas 26 no Centro, ou seja, mais de 82% das novas empresas estão mais próximas às residências dos clientes em potencial.
Os bairros que se destacaram no ano passado na abertura deste tipo de negócio foram Jardim Alvorada com 12, Jardim Cangalha e Santos Dumont com 11 cada, e Interlagos com 7.
Já nas Atividades de Estética e outros serviços de cuidados com a beleza, foram abertas 48 novas empresas, com 37 delas em bairros, pouco mais de 77% do total das aberturas. Neste caso, Jardim Cangalha e Jardim Alvorada também aparecem em destaque, com 4 novos empreendimentos, seguido do Jardim Primaveril, Jardim Progresso, Santos Dumont, São Jorge e Quinta da Lagoa, com 2 cada.
Microempreendedores Individuais
A maior parte dos empresários (as) optaram por serem Microempreendedores Individuais (MEIs) no momento de abrir o próprio negócio no ano passado.
Dentro do recorte feito, no caso dos novos donos de serviços de Cabeleireiro, Manicure e Pedicure, foram 137 novos negócios individuais, e apenas 8 em outros tipos de empreendimento.
Entre as Atividades de Estética e cuidados com a beleza, foram 46 novos negócios abertos como MEIs e apenas dois de outros tipos.
O presidente da Associação Comercial e Industrial de Três Lagoas (ACITL), Diego Barbosa Gomes, avalia o crescimento do setor como um reflexo da vitalidade econômica do município e do ambiente favorável ao empreendedorismo. "Os dados demonstram que Três Lagoas continua sendo uma cidade de oportunidades, com um ambiente de negócios dinâmico e descentralizado. O avanço na abertura de empresas nos setores de beleza e estética reforça a força do pequeno empreendedor e a confiança no mercado local. Com as ferramentas certas, como o Sistema de Inteligência Econômica da ACITL, conseguimos mapear tendências, orientar os empresários e projetar um 2025 ainda mais promissor para a economia municipal", destaca Diego.